domingo, 29 de agosto de 2010

Como cuidar do seu chapéu panamá

 Chapéu panamá Cláudia Simões

Depois de mostrar onde encontrar chapéu panamá, a @inVoga vai te ensinar como cuidar desta peça-chave do verão 2011!


Cuidando do seu chapéu panamá:
• Não expor seu chapéu à chuva ou qualquer outro contato com a água. A palha ‘toquilla’ absorve água como uma esponja e quando seca pode deixar manchas e debilitar a palha. Se isto acontecer, seque seu chapéu lentamente na sombra.
• Não deixe seu chapéu exposto ao sol, como dentro de um carro, perto de uma janela ou em qualquer outro ambiente fechado. Os chapéus-panamá precisam um pouco de umidade para manter a palha em boas condições e se você deixar o chapéu em um lugar quente e sem ventilação a palha pode secar e virar vulnerável a quebrar com o tempo.   
• Manuseie seu chapéu delicadamente e não coloque muita pressão porque as área mais manuseadas se tornam vulneráveis com o tempo, especialmente na ponta da coroa das Fedoras, que é o lugar preferido para agarrar o chapéu.   

Limpando seu chapéu panamá:
 Nunca, em nenhuma circunstancia, utilize sabão e água para limpar o chapéu. Se seu chapéu ficar sujo tente primeiro tirar qualquer mancha esfregando com um pano e se isto não funcionar tente limpá-lo com lenços faciais úmidos ou lencinhos para bebê. Isto deveria remover a maioria das manchas.

Restabelecendo a forma de seu chapéu panamá:
Se seu chapéu perder sua forma por alguma razão, pode recuperar sua forma original com vapor. Passe por cima de uma panela com água fervendo enquanto você dê a forma com as mãos. Se precisar restabelecer a forma de uma aba você pode passar o ferro quente por cima desde que você o proteja com um pano no meio.

Fonte: The Panamá Hat Shot

Mais alguma dúvida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário